Cepel e CGT Eletrosul realizam testes elétricos nas unidades geradoras da UHE São Domingos

As medições, realizadas através das soluções Cepel IMA-DP e IMA-CTD, contribuem para assegurar as condições operativas das máquinas e evitar paradas não programadas

Entre 07 e 10 de março, o Cepel e a CGT Eletrosul avaliaram as condições do isolamento elétrico das duas unidades geradoras da Usina Hidrelétrica (UHE) São Domingos, de propriedade da empresa. Localizada entre os munícipios de Água Clara e Ribas do Rio Pardo, no Mato Grosso do Sul, a UHE tem potência total instalada de 48 MW, energia suficiente para atender a cerca de 270 mil consumidores. As avaliações visam assegurar as condições de operação das máquinas e evitar paradas não programadas, tendo sido executadas através dos sistemas IMA-DP e IMA-CTD, soluções Cepel voltadas à gestão de ativos.

O pesquisador Hélio Amorim, gerente do Projeto IMA e responsável pelo trabalho em campo na UHE São Domingos, explica por que este tipo de manutenção preditiva em geradores é fundamental. “Em geral, as falhas nos equipamentos estão associadas ao aumento do nível de descargas parciais (DPs) em sua isolação elétrica, indicando fragilidade na suportabilidade dielétrica, o que pode evoluir e gerar sérios danos aos equipamentos, comprometendo sua confiabilidade”.

De acordo com Hélio, o estado do isolamento elétrico da Unidade Geradora (UG) 01 foi avaliado através de medições de Descargas Parciais (DP) em tempo real (DP online), com a máquina em operação durante todo o período de análise. O método é, segundo o pesquisador, o único capaz de testar uma UG em pleno funcionamento, pois todos os outros métodos avaliativos requerem que a máquina esteja desligada, ou seja, fora de operação.

Tela do IMA DP

Já na UG 02, que estava em manutenção, realizaram-se avaliações de DP e de Capacitância e Tangente Delta (CTD), através de fontes de alta tensão externas e alguns acessórios, como filtros de alta tensão. A atividade é uma das etapas para que a UG retorne à operação de forma segura. “Podemos comparar a máquina ao nosso automóvel particular. Após um grande reparo, o melhor a fazer, antes de viajar, por exemplo, é dar pequenas voltas para garantir que tudo está funcionando bem”.

Esta foi a terceira vez que o Cepel visitou a UHE São Domingos para avaliar o isolamento elétrico de suas UGs. As duas primeiras medições ocorreram, respectivamente, em 2016 e 2018. “Com estas avaliações periódicas, ambas as unidades geradoras já possuem um pequeno histórico do seu estado de isolamento elétrico. A continuidade desse acompanhamento vai assegurar à CGT Eletrosul uma tomada de decisão cada vez mais assertiva quanto às condições de operação das máquinas”.

Participaram das atividades em campo, além de Hélio Amorim, o pesquisador do Cepel Thiago Baptista. Pela CGT Eletrosul, participaram Rafael Ferreira, Breno Meyer, Rodrigo Machado e Oscar Ferreira.

plugins premium WordPress

Faça sua pesquisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Artigo
Sem categoria

Avaliação coletiva

Avaliação Individual não participante

Avaliação individual

Pular para o conteúdo