EnglishPortuguese
ico-desce.png

Organismo de certificação de produtos do CEPEL – CERT

A atividade de certificação avalia a conformidade de produtos, processos, sistemas e pessoas com os respectivos requisitos normativos ou documentos de comprovada relevância, visando garantir a segurança e o desempenho das organizações e usuários finais.    

A CERT é uma Atividade do Cepel que opera um Organismo de Certificação de Produtos acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre/Inmetro) desde 1996, sendo registrada sob o número OCP-0007. Como Organismo de Certificação de Produtos acreditado, a CERT atende aos requisitos da norma ABNT NBR IEC 17065 e a normas do Inmetro específicas para a atividade de acreditação. 

A certificação de produtos é realizada através de Requisitos de Avaliação da Conformidade (RAC), conforme escopo de acreditação específico para cada tipo de produto. Os RACs definem as etapas a serem cumpridas no processo de certificação, incluindo a realização de análises e ensaios do produto, segundo normas específicas, e a avaliação do sistema da qualidade e do processo produtivo do fabricante.  

A CERT utiliza, preferencialmente, laboratórios de ensaios acreditados pela Cgcre, que podem ser do Cepel ou de outras instituições subcontratadas. Antes da emissão dos certificados, os processos de certificação são submetidos a Comissões de Certificação consultivas que atuam tecnicamente, sendo constituídas por entidades representativas da sociedade, incluindo representantes dos consumidores, fabricantes, associações de classe e entidades neutras. 

Faça sua pesquisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Filter by Categories
Sem categoria
Skip to content