A plataforma SAGE – Sistema Aberto de Gerenciamento de Energia, em constante evolução desde sua concepção há mais de 30 anos pelo Cepel, completou, em 2020, 15 anos de operação ininterrupta nos Centros de Operação da Transmissão (COT) Principal e Retaguarda da ISA CTEEP. Atualmente, a empresa opera com os dois centros simultaneamente. Maior transmissora privada de energia, a ISA CTEEP está presente em 17 estados brasileiros e transmite cerca de 60% da energia consumida na região Sudeste e 94% da energia do estado de São Paulo pelo Sistema Interligado Nacional (SIN).
Em 2005, a companhia procurou o Cepel, em busca de um sistema de gerenciamento de energia que pudesse atender às crescentes necessidades de capacidade de tratamento de informações e de evolução tecnológica para suporte à operação em tempo real da sua rede elétrica. O sistema utilizado até então havia chegado ao seu limite de expansão e era preciso uma nova abordagem. Após grande interação entre as equipes técnicas, a ISA CTEEP optou pela plataforma SAGE, especialmente pela robustez que o produto já demonstrava no mercado e pela nova proposta de escalabilidade e contínua evolução tecnológica que sempre nortearam o desenvolvimento do sistema.
“Completar 15 anos de operação ininterrupta, acompanhando a evolução tecnológica, o crescimento da rede supervisionada e a incorporação de novas funcionalidades, comprova as estratégias definidas na concepção do SAGE. Desenvolver um sistema escalável, expansível, modular e baseado em padrões permitiu e ainda permite ao SAGE newslan acompanhar suavemente o crescimento da demanda de processamento e armazenamento de dados que é inerente à evolução e à ampliação da automação da operação de sistemas elétricos”, ressalta a pesquisadora do Cepel Vera Lucia Lopes Monteiro Rohenkohl, gerente do projeto de implantação e evolução do SAGE na ISA CTEEP.
Desde a sua implantação na ISA CTEEP, o SAGE tem demonstrado robustez para suportar completamente a operação remota, o controle e a supervisão das mais de 170 subestações (127 próprias) e ativos próprios operados em subestações de terceiros, por meio dos nossos Centros de Operação. “Temos sim que comemorar essa conquista de 15 anos”, comenta Nilton Marcello, gerente do Tempo Real na ISA CTEEP. A cada dia, agregamos novos conhecimentos com o uso contínuo da ferramenta SAGE e desenvolvemos funcionalidades vps que permitem maior consciência situacional para tomada de decisão dos operadores e engenheiros do tempo real, como as telas de alarmes por equipamentos, entre outras. Adicionalmente, estamos desenvolvendo outros sistemas que se conectarão ao SAGE, com o uso de ferramentas que permitem melhorar a interface (UI – User Interface) e a experiência do usuário (UX – User Experience), bem como a utilização de IHM (Interface-homem-máquina) de alta performance.
“Temos muito a comemorar neste marco de 15 anos de operação SAGE na ISA CTEEP por vários motivos: a parceria do Cepel e de seus colaboradores e pesquisadores com nossos analistas e engenheiros, além da confiança e credibilidade que o sistema SAGE proporcionou desde o início deste desafiador projeto, em todas as suas fases de evolução; a arquitetura lógica e física de operação entre os centros de controle principal e de retaguarda, assim como a sua utilização nos SSCLs [Sistemas de supervisão e controle locais] das subestações. São grandes avanços que ocorreram sempre em consonância com as diversas atividades e processos operacionais server da ISA CTEEP, como estudos, pré-operação, tempo real e pós-operação. A evolução deste sistema possibilitou estarmos sempre atualizados em suas ferramentas de software e no estado da arte para sistemas SCADA/EMS”, assinala Antonio Campos, coordenador da área de Sistemas de Supervisão e Controle – Gerencia de Tecnologia da Informação da ISA CTEEP. Campos ainda ressalta ser extremamente importante para as empresas do setor elétrico brasileiro poderem contar com um centro de pesquisas nacional do porte do Cepel, em que o compromisso com o desenvolvimento tecnológico e a qualidade de seus produtos e sistemas são prioridades.
Novas funcionalidades
A parceria entre ISA CTEEP e Cepel também tem sido importante catalisador para o desenvolvimento de novas funcionalidades que estão sendo incorporadas à plataforma SAGE. Recentemente, foi desenvolvido o módulo sequenciador de manobras que permite a automatização de manobras de grande complexidade e disponibiliza interface ao operador para acompanhamento e controle passo a passo de cada etapa. Essa ferramenta tem o potencial de reduzir drasticamente o tempo de execução de manobras necessárias na recomposição do sistema após falhas.
Além disso, encontra- se em fase de testes na ISA CTEEP a ferramenta de simulação para treinamento de operadores, o TOPSIM, também componente da plataforma SAGE. Esse sistema é uma alternativa para a substituição, com várias evoluções e ótimo custo-benefício, do atual sistema EPRI OTS, atualmente utilizado na empresa.
“A plataforma SAGE teve seu início de desenvolvimento como um projeto de pesquisa que buscava soluções inovadoras para os problemas de obsolescência, evolução e dependência de fornecedores enfrentados no passado. Ao completar 15 anos de operação na ISA CTEEP, e mais de 20 anos de uso e expansão no setor elétrico brasileiro, a plataforma SAGE torna-se um ótimo exemplo do valor que os investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação têm na criação de produtos que contribuem para a eficiência e o aprimoramento tecnológico do setor.” ressalta o pesquisador e colaborador no time de desenvolvimento do SAGE Ayru Leal de Oliveira Filho, atualmente chefe do Departamento de Automação de Sistemas do Cepel.