SAGE é implantado no Centro de Operações da Cemig GT

O SAGE (Sistema Aberto de Gerenciamento de Energia) agora é o sistema oficial de supervisão e controle usado pela Cemig Geração e Transmissão. Um evento realizado no dia 28 de setembro celebrou a conclusão da modernização do sistema digital do Centro de Operações do Sistema – COS da empresa mineira, em Belo Horizonte, com a implantação do software desenvolvido pelo Cepel.

Gerente do projeto pelo Cepel, Vera Lucia L. Monteiro Rohenkohl participou do encontro que marcou o encerramento da fase dois – a efetiva entrega do SAGE à Cemig GT depois de mais de dois anos de trabalho. Ela classifica o projeto como “muito importante”, uma vez que coloca uma solução desenvolvida pelo Centro em uma “grande concessionária, empresa importante do setor elétrico”. “A Cemig está extremamente satisfeita com o sistema, e isso nos traz muito orgulho, muita satisfação”, pontua a pesquisadora.

O diretor de Geração e Transmissão da Cemig, Thadeu Carneiro da Silva, manifestou sua satisfação com a conclusão do projeto.

“A entrega deste projeto supera os limites do nosso COS. Ele traz maior competitividade à Cemig Geração e Transmissão S.A. frente ao mercado de G&T. Os desafios foram enormes, pelas dificuldades intrínsecas ao projeto, somados ao seu desenvolvimento em plena pandemia. […] Já temos muitos frutos colhidos, oriundos deste projeto: operação remota dos aerogeradores dos Parques Eólicos Volta do Rio e Praias de Parajuru, operação remota das UHEs Queimado, Três Marias e, em alguns dias, de Emborcação e da SE Neves”, avaliou o diretor.

O superintendente de Operação de Ativos de Geração e Transmissão da Cemig, Henrique Siqueira de Castro, também comentou o resultado positivo: “Trabalho difícil e complexo, que se tornou um desafio ainda maior por ter sido iniciado apenas uma semana antes da pandemia, que causou grande impacto. Porém, a equipe se superou durante todo o tempo, criando soluções inovadoras para dar conta do recado”.

Funcionalidades do sistema

A primeira etapa do projeto de implantação do SAGE na Cemig consistiu, explica a pesquisadora do Cepel, na instalação do sistema SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition System) e, na parte de EMS (Energy Management Systems),apenas o Configurador de Rede foi implantado. “Trata-se de um sistema principal e um redundante, ambos virtualizados, sendo o redundante em uma plataforma em nuvem”, em infraestrutura contratada específica para a Cemig, esclarece.

Na segunda fase, foram instalados os demais aplicativos EMS, Estimador de Estados, Análise de Contingências e Fluxo de Potência do Operador, e o simulador de treinamento de operadores, o TOPSIM, também desenvolvido pelo Cepel.

Alguns recursos precisaram de desenvolvimento por parte da equipe do Departamento de Automação de Sistemas (DAS) do Cepel para atender a necessidades específicas da Cemig. “Como o CAT, Controle Automático de Tensão, o Monitor de Contingências, o Monitor de Geração e o que chamamos no Cepel de SAPRI [Sistema Automático de Preparação de Instalações], que é uma ferramenta que auxilia na recomposição do sistema elétrico após uma perturbação.”, explica Vera Lucia.

“Agora, o projeto está em regime de suporte e manutenção”, contratado até o fim de 2023, “e novas oportunidades estão sendo identificadas pela equipe da Cemig. Enfim, ainda tem muita coisa para acontecer no futuro, a parceria está só começando.” finaliza a gerente do projeto.

plugins premium WordPress

Faça sua pesquisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Artigo
Sem categoria

Avaliação coletiva

Avaliação Individual não participante

Avaliação individual

Ir para o conteúdo