
A adolescência é recheada de dúvidas, emoções, incertezas, e, no meio de tantas questões, existe uma pergunta que se repete sem cessar e ecoa na mente dos jovens: “e a faculdade, já escolheu seu curso?”. Diante disso, o Cepel realizou o 1º encontro “Conhecendo as Profissões”, uma ação educativa que reuniu jovens de 15 a 19 anos, moradores do Rio de Janeiro e de Xerém, em uma manhã de troca de saberes com profissionais do Centro.
A iniciativa, uma das ações sociais integradas ao Programa Cepel Saudável, contou com a participação voluntária de colaboradores do Centro que realizaram apresentações compartilhando sua visão sobre suas carreiras, experiências pessoais e dicas que vão para além da vida profissional. Os jovens participantes tiveram a oportunidade de realizar muitas perguntas e a certeza de contar com conselhos de profissionais envolvidos no propósito de ajudá-los nessa fase essencial de suas vidas. Foram convidados filhos e netos de colaboradores do Cepel e jovens indicados pela Renapsi (Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração), instituição com a qual o Centro tem parceria para seleção de jovens aprendizes. Participaram, também, 10 jovens do Ministério FIRE, da Igreja Metodista Wesleyana Central em Mantiquira, do município de Duque de Caxias.
A diretora de Gestão Corporativa, Consuelo Garcia, abriu o evento e reforçou a importância da iniciativa do Centro: “É um dia importante para o Cepel, não só para os jovens aqui presentes, mas também para o Cepel, que abre as suas portas e recebe pessoas que amanhã ou depois poderão estar aqui no nosso quadro de colaboradores. Somos um Centro de desenvolvimento de conhecimentos, e compartilhar esse conhecimento é nossa missão”.

Consuelo Garcia complementou destacando a variedade de profissionais presentes no evento: “Para uma empresa funcionar ela precisa de vários conhecimentos. O Cepel não tem só pesquisadores. Hoje vocês têm a oportunidade de conhecer diversas áreas que fazem o Centro funcionar, pois, para que os pesquisadores desenvolvam suas pesquisas, existe uma série de outras profissões que precisam acontecer, desde a limpeza, informática, comunicação, nossos motoristas e até a nossa recepcionista, que faz questão de nos receber com um sorriso todos os dias. Essas atividades somadas formam o Cepel. Esperamos que os jovens aqui presentes aproveitem essa oportunidade e, com ela, tomem decisões de valor para suas vidas”, concluiu.
O evento contou com 10 profissionais de diversas áreas como jurídico, saúde e bem-estar no trabalho, comunicação, eletrotécnica, pesquisa, financeiro e muito mais. Os colaboradores voluntários participaram da ação e, juntos, reforçaram que além da escolha profissional, a juventude é um momento de muitas incertezas e medos, porém todos naturais.

O encontro contou com a participação de Tayane Monteiro de Souza, psicóloga e Coordenadora de Operações da Renapsi, que agregou ao encontro ao destacar a importância de não se ater aos rótulos sociais impostos como regras e que, na verdade, são limitadores, e apenas geram medo e ansiedade entre pessoas que já estão passando por uma fase muitos autoquestionamentos, como o caso dos adolescentes e jovens adultos.
“A gente ouviu aqui todos os profissionais, e eu fiquei muito contente em ver que todos têm anos atuantes na profissão, mas todos têm um brilho nos olhos de quem parece que acabou de sair da graduação, e sempre colocando para vocês continuarem estudando, se capacitando. Por quê? Porque a gente nunca chega no ponto final, se não for pela graduação, vai ser por outros cursos em outras áreas, porque sempre vamos procurar saber mais e nos especializarmos naquilo que a gente escolheu, e isso nos dá a liberdade de sempre mudar”, disse a psicóloga.
No enceramento do evento, Tayane convidou todos os presentes a assistirem ao clipe de “Passarinhos”, música de autoria do cantor Emicida. A profissional pediu a atenção dos presentes às imagens e à letra da música, que descreve justamente a transição da fase da adolescência para a vida adulta e a maneira como as oportunidades e escolhas se perpetuam na vida das pessoas. Tayane fechou o evento com a afirmação: “A educação transforma, me transformou, transformou o Emicida e pode transformar vocês também. Escolham pela educação sempre”.
Parceria pelo futuro
A Renapsi é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) com 30 anos de atuação no Brasil, que trabalha sob a missão de promover a formação de qualidade dos jovens, desenvolvendo as competências, visando à sua inclusão social e inserção laboral. A Renapsi é o caminho pelo qual o Cepel contrata jovens para trabalharem como menores aprendizes nas suas instalações. Essa parceria acontece desde 2020 e tem gerado importantes frutos com impacto social e educacional na vida de muitos jovens.