Pesquisador do Cepel participa de fórum de discussões do Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis  

No dia 25 de agosto, o pesquisador Ricardo Dutra, do Departamento de Transição Energética e Sustentabilidade, participou da reunião do Comitê Técnico Consultivo do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER). O Comitê é o fórum central de discussões sobre estratégias, projetos e rumos do ISI-ER e é composto por especialistas de instituições nacionais e estrangeiras com atuação de peso no setor. 

Ricardo Dutra falou sobre parcerias que impulsionam o crescimento do Cepel. “Ter o Cepel no rol dos conselheiros indicativos do ISI-ER é uma grande oportunidade para fortalecimento de ambas as instituições. As fontes renováveis no Brasil estão em franco crescimento e é com parcerias fortes que o Cepel continuará consolidando sua posição de liderança no setor”, afirmou o pesquisador.  

O evento aconteceu de forma híbrida e, pela primeira vez, contou com parte dos integrantes de modo presencial. O debate teve como assunto central a importância de estudos desenvolvidos pelo Instituto para a energia eólica offshore no Brasil. A reunião incluiu também uma apresentação do diretor do SENAI-RN e do ISI-ER, Rodrigo Mello, sobre o mapeamento do recurso eólico offshore na Margem Equatorial Brasileira. A área é objeto de estudos desenvolvidos pelo Instituto por meio de convênio com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).  

O Instituto SENAI está contribuindo para que o país cumpra um compromisso significativo diante da ONU com esses estudos. A análise faz referência a subsídios fornecidos ao Planejamento Espacial Marinho (PEM), que o país se comprometeu a concluir até 2030. 

Presença em evento da FIERN

Paralelamente ao encontro do ISI-ER, o pesquisador do Cepel também marcou presença em evento do Sistema FIERN (Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte), que apresentou o que há de mais moderno no desenvolvimento tecnológico industrial no estado. Dutra participou de palestras e visitas guiadas, que passaram pelas áreas tecnológicas do SENAI, a Escola SESI de Referência e a robótica, além do espaço IEL, Instituto Euvaldo Lodi, que promoveu o Prêmio IEL de talentos

Durante o evento, foi realizada a formatura de 73 mulheres no curso de Especialização Técnica em Manutenção e Operação de Parques Eólicos, fruto da parceria entre a AES Brasil e o SENAI RN. O Rio Grande do Norte abrigará o Complexo Eólico Cajuína, que está em construção e será operado 100% por mulheres. 

plugins premium WordPress

Faça sua pesquisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Artigo
Sem categoria

Avaliação coletiva

Avaliação Individual não participante

Avaliação individual

Ir para o conteúdo