No dia 25 de agosto, o pesquisador Ricardo Dutra, do Departamento de Transição Energética e Sustentabilidade, participou da reunião do Comitê Técnico Consultivo do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER). O Comitê é o fórum central de discussões sobre estratégias, projetos e rumos do ISI-ER e é composto por especialistas de instituições nacionais e estrangeiras com atuação de peso no setor.
Ricardo Dutra falou sobre parcerias que impulsionam o crescimento do Cepel. “Ter o Cepel no rol dos conselheiros indicativos do ISI-ER é uma grande oportunidade para fortalecimento de ambas as instituições. As fontes renováveis no Brasil estão em franco crescimento e é com parcerias fortes que o Cepel continuará consolidando sua posição de liderança no setor”, afirmou o pesquisador.
O evento aconteceu de forma híbrida e, pela primeira vez, contou com parte dos integrantes de modo presencial. O debate teve como assunto central a importância de estudos desenvolvidos pelo Instituto para a energia eólica offshore no Brasil. A reunião incluiu também uma apresentação do diretor do SENAI-RN e do ISI-ER, Rodrigo Mello, sobre o mapeamento do recurso eólico offshore na Margem Equatorial Brasileira. A área é objeto de estudos desenvolvidos pelo Instituto por meio de convênio com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
O Instituto SENAI está contribuindo para que o país cumpra um compromisso significativo diante da ONU com esses estudos. A análise faz referência a subsídios fornecidos ao Planejamento Espacial Marinho (PEM), que o país se comprometeu a concluir até 2030.
Presença em evento da FIERN
Paralelamente ao encontro do ISI-ER, o pesquisador do Cepel também marcou presença em evento do Sistema FIERN (Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte), que apresentou o que há de mais moderno no desenvolvimento tecnológico industrial no estado. Dutra participou de palestras e visitas guiadas, que passaram pelas áreas tecnológicas do SENAI, a Escola SESI de Referência e a robótica, além do espaço IEL, Instituto Euvaldo Lodi, que promoveu o Prêmio IEL de talentos
Durante o evento, foi realizada a formatura de 73 mulheres no curso de Especialização Técnica em Manutenção e Operação de Parques Eólicos, fruto da parceria entre a AES Brasil e o SENAI RN. O Rio Grande do Norte abrigará o Complexo Eólico Cajuína, que está em construção e será operado 100% por mulheres.