Cepel entrega soluções de análise de perturbações à EDP

A EDP é a mais nova usuária das soluções do Cepel para análise de perturbações. A geradora e distribuidora adquiriu licenças dos softwares SINAPE Desktop e SINAPE.Net, além do módulo Coletor, que compõem um sistema completo de coleta, gestão e análise de oscilografias digitais. Treinamentos oferecidos por uma equipe do Centro aos engenheiros de proteção da empresa, entre o fim de julho e o início de agosto, marcaram a entrega dos produtos à concessionária.

As redes elétricas estão sujeitas a distúrbios frequentes, cuja compreensão pode ser complexa. O SINAPE.Net é uma solução desenvolvida pelo Cepel para dar agilidade à análise de perturbações, visando reduzir os tempos de indisponibilidade dos ativos, tornando o sistema elétrico mais seguro. Para isso, o SINAPE.Net conta com rotinas de análise automática de distúrbios e de localização de faltas incluindo seu georreferenciamento. O acesso aos resultados é feito através de interfaces modernas e intuitivas, projetadas para as necessidades de cada setor da empresa (análise da proteção, operação, manutenção, entre outros).

Nesse sentido, a equipe do projeto SINAPE está desenvolvendo também um recurso personalizado para a EDP. Trata-se de uma API, uma interface de programação customizada com consultas pré-definidas para acesso aos dados do SINAPE.Net.

Como parte do processo de entrega das soluções à EDP, a equipe de desenvolvimento do SINAPE ofereceu um curso aos colaboradores da empresa a fim de capacitá-los para o uso dos diversos recursos. Os dois módulos, um dedicado ao SINAPE.Net, entre 24 e 28 de julho, e outro ao SINAPE Desktop, de 1º a 4 de agosto, foram abertos para engenheiros de outras entidades usuárias dos softwares. Empresas importantes do setor, como Furnas, Eletronorte, CGT Eletrosul, Cemig, State Grid, ISA CTEEP, além do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), são alguns dos clientes do Cepel que utilizam a solução.

Mais sobre o SINAPE

Sistema de coleta, gestão e análise de oscilografias digitais projetado para aumentar a agilidade do processo de análise de perturbações, o SINAPE emprega algoritmos para a análise automática de distúrbios e para a localização de faltas adequados para as especificidades de cada empresa de energia elétrica.

Sua versão on-line, o SINAPE.net, apresenta seus resultados por meio de modernas interfaces gráficas web, projetadas para atender as necessidades de cada tipo de usuário. O SINAPE é aplicável à transmissão, à geração e à distribuição de energia, sendo utilizado por grandes empresas e entidades do setor no Brasil, com destaque para o Operador Nacional do Sistema Elétrico, que concentra a análise das principais ocorrências em toda a rede elétrica brasileira.

O SINAPE.Net se aplica a empresas que tenham um parque de oscilografia composto por Registradores Digitais de Perturbação (RDPs) e dispositivos eletrônicos inteligentes (IEDs) multifuncionais. Trata-se de uma solução completa para todo o ciclo de vida das informações oscilográficas, cujos benefícios são:

  • Agregação de valor aos dados de oscilografia
  • Menor custo de infraestrutura e hardware
  • Ferramenta automática, maior foco na análise
  • Atendimento ao ciclo de vida completo da informação oscilográfica
  • Utilização de tecnologias modernas e robustas de desenvolvimento de software

Uma das interfaces para análise de eventos utiliza dados georreferenciados das torres das linhas de transmissão para indicar em um mapa a localização de faltas, permitindo a correlação com as posições de queimadas e descargas atmosféricas obtidas de outras fontes. A interface conta ainda com o recurso de animação da sequência de ocorrências para estudos de eventos mais complexos, afetando várias partes do sistema elétrico.

O módulo Coletor é o responsável pela cópia dos arquivos dos IEDs para o repositório do SINAPE.Net. Entre seus recursos estão adaptabilidade a diversas arquiteturas de rede, uma variedade de opções de acesso aos dispositivos e a possibilidade de agendar ou disparar remotamente a coleta dos dados, além de ser um programa leve, de fácil instalação e baixas exigência de processamento. O COLETOR se integra ao SINAPE.Net, facilitando a gestão e acompanhamento do processo de coleta.

Saiba mais sobre as soluções de análise de perturbações do Cepel clicando aqui.

plugins premium WordPress

Faça sua pesquisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Artigo
Sem categoria

Avaliação coletiva

Avaliação Individual não participante

Avaliação individual

Ir para o conteúdo