O sistema pyencad é uma interface programável em linguagem python concebida como um ambiente integrado, transparente e flexível que permite o tratamento, análise de dados e execução dos programas de previsão de vazões desenvolvidos pelo Cepel, bem como a integração destes com os programas DESSEM, GEVAZP e DECOMP, também desenvolvidos pelo Centro.
O grande diferencial desta ferramenta é a união das bibliotecas nativas do python com o pacote implementado para manipulação dos dados dos programas de otimização energética do Cepel, possibilitando aos usuários a customização de suas aplicações por meio de comandos programáveis ou scripts.
Na versão 1.0 do pyencad há suporte para os programas de previsão de vazões diárias (PREVIVAZH) e semanais (PREVIVAZ). O uso integrado desses e outros programas usados no planejamento da operação energética do Sistema Interligado Nacional, já está disponível aos usuários no pyencad. Nele, estão implementadas as ferramentas necessárias para:
Figura 1 – Exemplo de comandos para carregamento e execução de um deck do programa PREVIVAZ
Figura 2 – Exemplo do uso combinado dos programas PREVIVAZ e DESSEM, com a exibição do PLD por subsistema
A integração entre modelos ocorre pelo uso de estruturas de dados das principais bibliotecas do python adotadas para computação científica e análise de dados (numpy e pandas). Um conjunto de funções de transformação foi desenvolvido com o intuito de permitir a adequação a estruturas específicas de cada programa, como, por exemplo, transformar dados de entrada em frequência diária para o calendário operativo semanal adotado no planejamento da operação.
Figura 3 – Exemplo de descrição na documentação do pyencad de classe disponível no submódulo “Previvaz”
A instalação do pyencad oferece uma documentação amigável em formato html que apresenta em detalhe as principais funcionalidades disponíveis. Ela pode ser acessada de qualquer browser de uma mesma rede e possui a facilidade de ser dividida em submódulos como os que reúnem as principais classes relacionadas ao uso do PREVIVAZH e do PREVIVAZ. Além das descrições das funcionalidades, a documentação também oferece um conjunto de scripts-exemplo representando casos comuns de uso dos programas de previsão, como a execução de casos oficiais do PREVIVAZ, o uso encadeado dos programas PREVIVAZH e DESSEM e dos programas PREVIVAZ e GEVAZP.
Figura 4 – Relação de scripts-exemplo disponíveis na documentação do pyencad
Integração ao programa PLDpro e ao ambiente computacional LIBs
Planeja-se que a ferramenta pyencad seja integrada ao programa PLDpro, de modo a possibilitar a simulação integrada de estudos considerando as previsões de vazões para o modelo DESSEM e a definição da política operativa ótima e as séries de PLD correspondentes. Além disso, o pyencad será acoplado à interface XLIBs do ambiente computacional LIBS, desenvolvido pelo Cepel para integrar os seus modelos de otimização energética no âmbito de um acordo firmado com ONS e CCEE.