Ampla atuação na área de Eficiência Energética: uma das marcas do Cepel

O Cepel tem uma longa tradição em Eficiência Energética, área que permeia várias das atividades de P&D da instituição. Seja no desenvolvimento de soluções tecnológicas ou na realização de ensaios em apoio técnico a programas do governo, como o Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), em seus laboratórios de Iluminação, Refrigeração, de Ensaios de Eficiência em Máquinas Elétricas e em Transformadores, e, mais recentemente, no Laboratório de Sistemas Fotovoltaicos – LabSol. E não são poucas as iniciativas em curso, a exemplo do projeto da Casa NZEB (Nearly Zero Energy Building), primeiro colocado na Chamada Pública Procel Edifica – NZEB Brasil, do Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes, em fase final de implantação, e da nova versão do sistema computacional BDMotor, desenvolvido para o diagnóstico do carregamento, estimativa do rendimento e avaliação de investimentos em eficiência energética em motores de indução trifásicos. 


A pesquisadora Alessandra de Souza fala um pouco a respeito do trabalho desenvolvido pela instituição em quase 50 anos de história. “O Cepel tem papel importante na área de eficiência energética e na elaboração dos programas relacionados a esse tema. Os laboratórios do Centro atuam como braço técnico da parceria com a Eletrobras/Procel e o Inmetro, sendo responsáveis pelo desenvolvimento de metodologias de ensaio para a avaliação do desempenho dos principais equipamentos consumidores de energia, além de subsidiar os índices mínimos de desempenho através da avaliação do nosso banco de dados dos ensaios”. 


Alessandra ressalta que o Cepel também tem atuação marcante na multiplicação do conhecimento sobre Eficiência Energética, na expansão da rede nacional de laboratórios, na especificação dos equipamentos necessários à ampliação do escopo de ensaios e na capacitação de laboratórios de outras instituições, possibilitando, assim, o atendimento à demanda gerada pela implementação do Programa Brasileiro de Etiquetagem [PBE] e do Selo Procel. Tudo isto resulta em inúmeros ganhos para o setor elétrico e a sociedade, como a evolução do setor produtivo na oferta de equipamentos cada vez mais eficientes e de qualidade e o estímulo ao uso consciente de energia. 

 
Também merecem destaque os projetos relacionados ao 3º PAR-Procel (Plano de Aplicação de Recursos do Procel) e a atuação do Centro no âmbito do acordo de cooperação em conservação de energia Brasil-Japão, à propósito do Dia Internacional da Eficiência Energética de 2021, comemorado hoje, dia 5 de março. 

 
PAR-Procel no Cepel 
O convênio de cooperação técnico-científica celebrado entre a Eletrobras e o Cepel/PAR-Procel prevê investimentos para o andamento de alguns projetos do Centro. Um deles diz respeito à ampliação da capacidade de ensaios do Laboratório de Ensaios de Eficiência em Máquinas Elétricas e em Transformadores. Com isto, a infraestrutura, que integra a Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaios e realiza, há mais de 20 anos, ensaios para o PBE, estará plenamente apta para realização de ensaios de avaliação da conformidade para motores elétricos de indução trifásico rotor gaiola de esquilo. 

O técnico Marcos Antonio Gomes da Silva, responsável pelo laboratório, contextualiza: “A Portaria interministerial n0 001/2017, do Ministério de Minas e Energia, entrou em vigor em 2019, estabelecendo os níveis mínimos de eficiência energética a serem atendidos pelos motores elétricos trifásicos de indução rotor gaiola de esquilo classificados como de rendimento “premium” classe IR3, com a inclusão das faixas de potências de 0,16 a 500 cv, de 2 a 8 polos. Estamos trabalhando para ampliação da capacidade do nosso laboratório, em termos de potência, com o intuito de atender às exigências de novas faixas de capacidade de equipamentos previstas na Portaria, assim como para a expansão dos critérios atualmente em vigor do Selo Procel”. 

Outro projeto em andamento com recursos do PAR-Procel é o relacionado à etiquetagem, para o PBE, de transformadores de distribuição preenchidos com líquido isolante. Os projetos e amostras de transformadores aprovados no PBE poderão ostentar a ENCE (Etiqueta Nacional de Conservação de Energia), e estima-se que a qualificação dos transformadores proposta pelo PBE gere uma redução de perdas de 12.780 TWh, acumuladas de 2011 a 2030. O pesquisador Vitor Martins Barbosa, gerente do projeto, explica que, com estes recursos, o Cepel contratou uma consultoria para criação de um banco de dados relacional, integrado ao sistema DianE, desenvolvido pelo Centro para análise e diagnóstico de equipamentos. 


O pesquisador ressalta os benefícios desta integração. “Atualmente, as diversas fases do projeto de etiquetagem, desde o cadastramento do fabricante ou recondicionador até a fase de análise dos ensaios de acompanhamento, são realizadas de forma manual. Centenas de dados são mensalmente analisados, tratados e armazenados, e todas as comunicações com os atores envolvidos são realizadas dentro do horário comercial por e-mail ou telefone. O banco de dados relacional permitirá uma atuação mais ágil com os envolvidos – 20 fabricantes, sendo dois internacionais, 13 recondicionadores e quatro laboratórios de ensaio. Vamos nos comunicar em um ambiente web, 24 h por dia, sete dias por semana, com a possibilidade de upload de documentos, como relatórios de ensaios, agendamentos de auditorias, consultas a tabelas dos equipamentos cadastrados e recebedores da ENCE”, explica, acrescentando que o banco de dados está sendo testado, e uma versão beta encontra-se em fase de validação. 


“Os recursos do PAR-Procel são de extrema importância para investimentos no setor, estimulando projetos de eficiência energética em constante desenvolvimento e inovação com vistas a melhorar produtos e técnicas voltados ao uso racional de energia. O Cepel contará com investimentos da ordem de 13 milhões para a expansão da sua capacidade laboratorial neste terceiro ciclo do PAR-Procel”, conclui Alessandra. 

 
Comparação interlaboratorial Brasil-Japão 
O Cepel é uma das organizações brasileiras que participa da implementação do Acordo de Cooperação Técnica em Conservação de Energia entre Japão e Brasil. “O Cepel, com sua função de apoio técnico, está participando do Projeto “Promoção da Eficiência Energética e Conservação (EE&C) na Indústria e Eletrodomésticos com uso intensivo de energia”, proposto no âmbito desta cooperação estabelecida entre os governos brasileiro e japonês, através de seus ministérios. Esse projeto visa adequar nossa metodologia de ensaio às práticas internacionais, o que irá propiciar a melhoria da qualidade e desempenho dos produtos no mercado nacional”, elucida Alessandra de Souza.


De acordo com o pesquisador Paulo dos Santos, responsável pelo Laboratório de Refrigeração do Cepel, um dos objetivos do projeto é promover a melhoria dos regulamentos brasileiros de condicionadores de ar e refrigeradores, aprimorando os critérios de eficiência energética baseados em padrões internacionais, como a norma ISO 16358. E, para que isto seja alcançado, é necessária a avaliação da eficiência energética desses aparelhos por meio de medição, análise e avaliação para aumentar a disseminação de maior eficiência dos aparelhos e equipamentos. 


“Neste contexto, o Laboratório de Refrigeração do Cepel está participando de uma comparação interlaboratorial com o Laboratório Japan Air Conditioning And Refrigeration Testing Laboratory (JATL). “O objetivo é verificar o processo de medição do nosso laboratório para que ele se torne referência brasileira para apoio técnico ao Ministério de Minas e Energia na revisão dos regulamentos e critérios nacionais para condicionadores de ar e refrigeradores. Para essa comparação, está sendo utilizada uma amostra de condicionador de ar do tipo split high wall de 12.000 Btu/h, que utiliza a tecnologia inverter. Essa amostra será ensaiada no Japão e circulará como unidade de referência. Concluída a comparação, a amostra ficará definitivamente para o Cepel”, assinala Paulo. 


O pesquisador ressalta que as alterações nos critérios e regulamentos trarão ganhos ao consumidor brasileiro. “O consumidor ganha porque lhe serão disponibilizados produtos mais eficientes, avaliados por uma metodologia que é mais adequada às suas características. O que mostrará a melhor eficiência dos produtos que trabalham com a tecnologia inverter”.

Os ensaios serão realizados em março no Japão e prosseguem até 24 de agosto deste ano. O primeiro ensaio será realizado no JATL/Japão. “Logo após o término da avaliação dos resultados, e estando todos dentro dos limites aceitos, o Cepel poderá ser declarado laboratório de referência”, conclui Paulo. 


Assista à série sobre Eficiência Energética na página oficial do Cepel no Youtube.

plugins premium WordPress

Faça sua pesquisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Artigo
Sem categoria

Avaliação coletiva

Avaliação Individual não participante

Avaliação individual

Pular para o conteúdo