Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas: conheça projetos realizados pelo Cepel

As mudanças climáticas poderão exacerbar o estresse hídrico em diversas regiões do planeta, o que torna o nexus água e energia um componente crítico tanto do ponto de vista da estratégia de mitigação quanto de adaptação. Esse debate com um viés ambiental e econômico vem gradualmente se ampliando para incluir a dimensão social, que na realidade brasileira apresenta um desafio adicional devido às desigualdades regionais e entre os grupos sociais. Por isso, neste 16 de março trouxemos um panorama sobre projetos e estudos realizados pelo Centro. 

O Cepel desenvolve o Projeto MudClima (Avaliação e Efeito das Mudanças Climáticas nas Previsões Hidrometeorológicas), que faz parte da Carteira de Projetos Institucionais do Cepel, e também compõe os projetos sob responsabilidade do Centro no Programa Sustentabilidade 4.0 das Empresas Eletrobras. Os objetivos do projeto incluem a avaliação do impacto das mudanças climáticas na precipitação e temperatura nas bacias de drenagem das usinas hidrelétricas, e o desenvolvimento de metodologias de avaliação da vulnerabilidade socioambiental às mudanças climáticas.  

No âmbito do Projeto Mudclima, também estudamos os impactos socioambientais das mudanças climáticas nas populações vulneráveis, no entorno de empreendimentos do setor elétrico. Neste contexto, o Cepel está desenvolvendo estudos sobre a vulnerabilidade de populações indígenas às mudanças climáticas próximas a empreendimentos hidrelétricos, com a construção de um índice de vulnerabilidade indígena para auxiliar na definição de estratégias integradas de adaptação climática para as empresas do setor, bem como, para a priorização das Terras Indígenas a serem contempladas por tais ações. Da mesma medida, está sendo desenvolvido um índice de vulnerabilidade de ecossistemas com o foco na proteção da biodiversidade. Uma das metas do projeto para este ano é o desenvolvimento de um sistema georreferenciado para cálculo dos índices de vulnerabilidade para bacias hidrográficas. 

As discussões sobre vulnerabilidade, que passam por questões de ocupação dos territórios e necessidade de participação das comunidades conforme preconiza a Convenção da OIT n° 169, evoluíram para a temática de justiça climática, que vem ganhando crescente interesse pelas Empresas Eletrobras. Os resultados dessa nova etapa da pesquisa serão apresentados no XIX ERIAC no artigo “Protocolos de Consulta Prévia dos Povos Indígenas: legitimidade nos processos envolvendo empreendimentos do Setor Elétrico Brasileiro”. 

Etapas anteriores do projeto também produziram resultados importantes, com publicações nacionais e internacionais. Em 2021, foi publicado no Handbook of Climate Change Management, da Springer, o capítulo “Vulnerability to Climate Change and Indigenous People in the Amazon Region”, que apresenta as questões chave para a construção do indicador de vulnerabilidade. Em 2022 mais passos importantes nos estudos relacionados à adaptação do setor elétrico brasileiro às mudanças climáticas foram realizados, como a publicação do artigo A Comprehensive Analysis of Observed and Projected Climate Extremes of Temperature and Precipitation in Belo Monte Hydropower Plant – Eastern Amazon, Brazil; do artigo “Sustainable future and water resources: a synthesis of the Brazilian hydroelectricitysector in face of climate change” na Sustainable Water Resources Journal; do artigo “Indigenous Vulnerability and Corporate Climate Change Strategy for the Electricity Companies in Brazil” na Bienal do CIGRE; e do artigo “Índice de Vulnerabilidade Indígena às Mudanças Climáticas” no XXVI SNPTEE. 

Resultados como os do Projeto Mudclima tem sido importante para contribuir para evolução das ações de meio ambiente e sustentabilidade das Empresas Eletrobras. Recentemente, outros projetos do Cepel contribuíram para a obtenção do prêmio global de sustentabilidade da S&P recebido pela empresa. Os projetos foram: IGS (Sistema de Indicadores de Gestão da Sustentabilidade Empresarial) e o Emisfera foi desenvolvido para fazer inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa. Você pode saber mais clicando aqui para ler a matéria completa que aborda cada um dos projetos.  

plugins premium WordPress

Faça sua pesquisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Artigo
Sem categoria

Avaliação coletiva

Avaliação Individual não participante

Avaliação individual

Pular para o conteúdo