Pesquisador do Cepel participa do maior congresso de energia eólica da América Latina

O Cepel marcou presença na 14ª edição do maior congresso do setor eólico da América Latina, o Brazil Windpower (BWP). O pesquisador Ricardo Dutra, do Departamento de Transição Energética, foi moderador de um dos painéis do evento, que aconteceu em São Paulo, entre os dias 12 e 14 de setembro. 

A temática principal do BWP foi “Política Industrial Verde e Transição Energética Justa: O Protagonismo Brasileiro”. No decorrer dos três dias, autoridades e profissionais trouxeram o que há de mais atual no setor. O congresso foi dividido em três arenas com palcos simultâneos que discutiram estratégias, incentivos, investimentos e temas como transformação energética, manutenção em parques eólicos, reindustrialização verde, novas tecnologias eólicas, entre outros assuntos.  

Moderador do painel “Evolução Tecnológica em Inspeção de Parques Eólicos”, Ricardo Dutra dividiu o espaço com Tiago Siqueira, sócio da New Wind; Rodolfo Meleiro, Chief Technology and Data da Arthwind; Denis Biancardi, Head of Technology Service LATAM da Siemens Gamesa; Ewerton Carneiro; diretor de Ativos da Statkraft; e José Morais, Regional Manager Latam da ONYX InSight. 

Além de abordar as tecnologias e a necessidade de qualificação de mão-de-obra especializada para manutenção dos aerogeradores no país, os debatedores destacaram uma peculiaridade do Brasil: os altos níveis de incidência de raios e de erosão. “Não podemos ignorar nosso meio ambiente e nossas características na hora de fazer manutenção das pás”, pontuou o pesquisador do Cepel. 

Sobre a importância da participação no evento, Dutra comentou: “O Brazil Wind Power é o evento mais importante do setor eólico da América Latina. Além de ser um excelente ambiente para network, também é o local onde nos atualizamos sobre as principais novidades do setor eólico brasileiro.” O pesquisador destacou ainda as discussões sobre O&M, onde foi possível conhecer as novidades do mercado para o segmento. “Olhando o que fazemos no Cepel, este é o local perfeito para apresentar nossos produtos e atrair novos clientes para o que temos de melhor”, concluiu. 

Saiba mais sobre o BWP 

A 14° edição do evento, além das conferências tradicionais, trouxe nessa edição uma abordagem exclusiva sobre OffShore e Hidrogênio verde. Outros assuntos como comercialização, armazenamento, transmissão, mercados de carbono, licenciamento ambiental, transição energética e segurança do trabalho também foram destaque. 

No total, foram realizados 35 painéis, e cerca de seis mil e quinhentos participantes e mais de 90 marcas compareceram nos três dias do congresso.  Também aconteceram Windtalks, promovidas pelas empresas expositoras e patrocinadoras, neles foram compartilhados estudos, cases de sucesso e demonstrações de soluções. Além disso, foi realizado pela primeira vez no Brazil WindPower 2023 o Prêmio Estande Sustentável para os expositores que demonstrarem as práticas mais sustentáveis na feira.  

plugins premium WordPress

Faça sua pesquisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Artigo
Sem categoria

Avaliação coletiva

Avaliação Individual não participante

Avaliação individual

Pular para o conteúdo