Pesquisadores do Cepel são premiados no XXVII SNPTEE

Entre os dias 26 e 29 de novembro, o Cepel marcou presença no maior evento do setor elétrico brasileiro, o Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE). O Centro fez sua habitual contribuição técnica à 27ª edição do SNPTEE, sediada em Brasília, com 38 trabalhos aprovados, sendo três premiados, e um estande na ExpoSNPTEE, onde apresentou algumas de suas soluções tecnológicas. 

Promovido pelo Comitê Internacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (CIGRE-Brasil) e organizado pela Eletrobras Eletronorte, o XXVII SNPTEE teve o maior número de participantes da história, com mais de três mil inscritos. Com uma comitiva de mais de 40 pessoas, que incluiu o diretor de Tecnologia, Maurício Lisboa, o Cepel foi a sétima empresa com maior representação no evento, entre as quase 500 instituições presentes. Pesquisadores do Centros apresentaram 38 trabalhos em 13 dos 16 Grupos de Estudo do Seminário, demonstrando a abrangência da sua expertise em temas relevantes para o setor elétrico nacional. 

Ao fim do evento, três dos trabalhos apresentados por pesquisadores do Cepel foram premiados. O artigo “Empresas do Setor Elétrico Brasileiro e Direitos Humanos: um Retrato a partir dos Relatórios de Sustentabilidade”, da pesquisadora Luciana Paz, foi eleito o primeiro colocado no Grupo de Estudo de Desempenho Ambiental de Sistemas Elétricos – GMA. O trabalho tem coautoria da também pesquisadora do Cepel Denise Ferreira de Matos. 

“A menção honrosa que recebemos é o reconhecimento não só do trabalho do Cepel e da equipe de meio ambiente do DTS, como também mostra a importância crescente do tema direitos humanos para as empresas, o que torna ainda mais relevante a pesquisa que estamos desenvolvendo com a área de responsabilidade social da Eletrobras”, afirmou Luciana. 

Já no Grupo de Estudo de Aspectos Empresariais – GAE, o artigo “Metodologia de Análise Atuarial com Lógica Nebulosa para Investimentos em Sistemas de Monitoramento da Condição de Ativos Físicos”, de autoria do gerente do Departamento de Gestão de Ativos (DGA) do Cepel, André Tomaz de Carvalho, ficou em segundo lugar. 

“Este trabalho trata de uma metodologia para estabelecer custo-benefício e viabilidade de investimentos em sistemas de monitoramento da condição de ativos. Em breve, essa ferramenta vai estar disponível em website e aplicação para que toda comunidade do setor elétrico possa utilizar e se beneficiar. Agradeço muito ao Cepel, ao DGA e à toda a equipe que contribuiu com esse trabalho”, declarou o pesquisador. O trabalho contou com os coautores Frederico Tassi de Souza Silva, Paula da Silva Nogueira e Luís Adriano de Melo Cabral Domingues, do Cepel; Benedito das Graças Duarte Rodrigues e Francisco Figueiredo Silva Neto, da Eletrobras Eletronorte. 

Fruto de uma parceria do Cepel com a Genesis Pesquisa e Desenvolvimento, o artigo “Otimização da Produção de Hidrogênio e Amônia Verdes em uma Planta Híbrida UHE + PV por meio de um Sistema de Gerenciamento de Energia Multicritério Sujeito a Restrições” foi escolhido o segundo melhor trabalho Grupo de Estudo de Geração Eólica, Solar e demais Recursos Energéticos Distribuídos – GES. 

O artigo apresentou alguns resultados do projeto de P&D Aneel que o Cepel desenvolveu junto à SPIC Brasil para criação de projeto conceitual de engenharia de uma planta integrada e multipropósito de hidrogênio verde (H2V) e amônia verde, finalizado em outubro deste ano. Um dos autores do trabalho, o pesquisador do Cepel Franciso da Costa Lopes comenta que “esta premiação confirma a competência técnica que o Cepel possui nos temas relacionados à produção de hidrogênio e seus derivados e o expertise em desenvolvimento de sistemas de gerenciamento de operação de plantas híbridas”. 

José Geraldo de Melo Furtado, que atua no projeto pelo Cepel, foi outro coautor do trabalho assinado por Victor Rios Belarmino, da Genesis, que contou ainda com a colaboração de Gabriel de Souza Pereira Gomes, também da Genesis, além de Sunny Jonathan e Renato de Biase, da UHE São Simão. 

Games do Cepel são sucesso na ExpoSNPTEE 

Pela primeira vez como patrocinador do evento, o Cepel apresentou algumas de suas soluções tecnológicas em seu espaço na ExpoSNPTEE. Gameficações de dois softwares desenvolvidos pelo Centro fizeram sucesso entre os participantes da feira. Foram feitos rankings entre os participantes ao longo dos três dias do XXVII SNPTEE. Os primeiros colocados ganharam uma inscrição gratuita em um treinamento do Cepel à sua escolha. 

A Corrida de Manobras do TopSim, software que proporciona uma experiência de operação em tempo real do SAGE e é utilizado no treinamento e certificação de operadores, desafiou os usuários a resolverem um cenário para evitar desligamento no menor tempo possível. Com uma proposta mais técnica, a disputa mobilizou profissionais da área de operação até os últimos instantes da Expo. 

Já o game NetZero foi bastante popular entre o público geral. Baseado na ferramenta Emisfera, desenvolvida pelo Cepel para contabilizar emissões de gases de efeito estufa, o jogo propõe cenários para que o usuário neutralize as emissões de carbono de uma casa ou empresa, equilibrando as medidas de captura ou compensação para atingir o menor custo possível.  

Por fim, o Cepel também disponibilizou em seu estande a Calculadora LCOH. O aplicativo calcula o custo nivelado de produção do hidrogênio (Levelized Cost Of Hydrogen – LCOH) por eletrólise para um projeto com horizonte de 20 anos. Um dos produtos da expertise do Cepel na área de renováveis, em especial de hidrogênio verde, a ferramenta é gratuita e pode ser acessada no site do Cepel. 

O XXVII SNPTEE 

Maior edição da história do evento, o XXVII SNPTEE teve mais 5 mil presentes, entre inscritos, expositores e representantes das 487 empresas participantes. A ExpoSNPTEE contou com estandes de mais de 120 marcas nacionais e internacionais. 

Além das sessões técnicas dos 16 Grupos de Estudo, o evento teve fóruns especiais como o Fórum de Mulheres, de CEOs e o Fórum Acadêmico, sendo este uma novidade da edição. Os trabalhos e debates compuseram um panorama sobre futuro do setor elétrico brasileiro com foco particular no tema central, a transição energética. 

Ao fim do evento, foram anunciadas a cidade-sede e a empresa organizadora da próxima edição do SNPTEE. Em 2025, o Seminário será realizado em Recife-PE, sob coordenação da Eletrobras Chesf. 

plugins premium WordPress

Faça sua pesquisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Artigo
Sem categoria

Avaliação coletiva

Avaliação Individual não participante

Avaliação individual

Pular para o conteúdo