Cepel e Procel divulgam estudo inédito sobre rendimentos de motores elétricos reparados 

No fim de novembro, Cepel e Procel promoveram, junto à Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar) e ao Ministério de Minas e Energia, um webinar para apresentar resultados de um estudo inédito sobre reparo de motores. Intitulado “Avaliação laboratorial do impacto das técnicas de reparo de motores elétricos sobre seus rendimentos”, o evento reuniu especialistas para debater as conclusões do trabalho e tratar das perspectivas do segmento de eficiência energética neste tema. Com transmissão livre pelo YouTube, a ação contou com o apoio do programa PotencializEE

Durante os 24 meses do estudo inédito realizado pelo Cepel por demanda do Procel, 52 motores elétricos industriais foram ensaiados em três níveis de potência, antes e depois de reparados. Estes ensaios, realizados em laboratório da Unidade Adrianópolis do Cepel, serviram para avaliar o impacto das técnicas aplicadas e a qualidade do serviço de reparação no desempenho dos motores. 

Na abertura do evento, Gustavo Masili, diretor do Departamento de Informações, Estudos e Eficiência Energética do MME, contextualizou o projeto: “Desde 2002, temos trabalhado incessantemente para estabelecer índices mínimos de eficiência para motores elétricos de indução trifásicos, e esses esforços têm sido fundamentais para alinhar o Brasil às melhores práticas internacionais. O evento de hoje representa mais um marco em nossa jornada contínua”, explicou. 

A mesa de abertura contou ainda com Juliana Alves Tadeu, superintendente de Programas de Governo da ENBPar, e Maurício Lisboa, diretor de Tecnologia do Cepel. 

Em sua fala, Juliana Tadeu citou dados sobre o consumo de energia no país para ressaltar a importância do trabalho: “O setor industrial foi responsável por 35,7% do consumo de energia elétrica do Brasil em 2017. O consumo se concentra, sobretudo, em sistema motrizes, que são os responsáveis por utilização de mais de 60% de consumo, que equivale cerca de 26% do consumo total de densidade do país”. A representante da ENBPar mencionou pesquisa da PUC-Rio com a Procobre e a ICA (International Copper Association) que estimou em cerca de 8,4 TWh por ano a perda de energia devida ao uso de procedimentos inapropriados no reparo de motores elétricos. “Esse projeto é o primeiro estudo no Brasil realizado com ensaios de 52 motores em 3 níveis de potência. E seus resultados vão subsidiar ações de políticas públicas”, concluiu. 

Já o diretor de Tecnologia do Cepel destacou a participação do Centro no projeto e sua atuação na área de eficiência energética em geral. “O Cepel sempre esteve envolvido, desde seu nascedouro, nas questões de eficiência energética. O Cepel é e sempre foi um braço tecnológico, um braço técnico do Procel”, pontuou Maurício Lisboa. 

A programação do webinar seguiu com duas apresentações técnicas. George Soares, gerente do Procel/ENBPar, apresentou as motivações e o histórico do trabalho. Em seguida, a pesquisadora Patrícia de Casto e pelo técnico em eletrotécnica Marcos Gomes da Silva, ambos do Cepel, apresentaram os resultados dos ensaios realizados em motores reparados. 

Histórico da pesquisa 

Em 2016, cerca de 40% de toda a venda de motores elétricos no país era de motores recondicionados, uma estimativa de 2 milhões de unidades. Diante desse cenário, em 2017, foi criado o Grupo de Trabalho de Motores Condicionados, no âmbito do Comitê Gestor de Indicadores de Eficiência Energética (CGIEE) do MME. As diversas atividades do GT incluíram pesquisas sobre o mercado e as técnicas de reparo de motores, e parcerias com outras instituições, como o Senai, para promover capacitação e normatização na área. Uma das principais realizações foi a publicação da ABNT NBR 16929 de 2021, que serve como um guia com as técnicas corretas para reparação de motores. 

Em 2018, o GT incluiu no segundo Plano de Aplicação de Recursos (PAR Procel) o projeto para estudo sobre os impactos das técnicas de reparo no rendimento de motores, iniciado em 2021. Ao longo de 24 meses, o Laboratório de Eficiência Energética do Cepel ensaiou 52 motores elétricos industriais em três níveis de potência, antes e depois de reparados. Além de avaliar as técnicas de reparo aplicadas, os ensaios serviram para avaliar a qualidade do serviço que foi realizado em empresas  classificadas como boas e ruins conforme questionário definido no edital do projeto – uma categorização inédita. Segundo George Soares, da ENBPar, o trabalho “é extremamente inovador. Na realidade, esse é um projeto de P&D. Nenhum estudo anterior havia feito essa distinção”, afirmou George Soares. 

Resultados do estudo 

Os profissionais do Cepel Patrícia de Casto e Marcos Gomes apresentaram as diversas etapas da pesquisa, desde o processo de criação, estruturação e consolidação do banco de dados utilizado até as análises comparativas e resultados obtidos.  

Foram utilizados motores de indução trifásicos com potências nominais de 1, 10 e 40 cv, uma amostra considerada suficientemente representativa do parque industrial brasileiros, já que essas são as faixas de potência mais utilizadas na indústria do país. Os equipamentos foram ensaiados antes e depois de serem enviados para as oito empresas selecionadas para aplicarem técnicas de reparo. 

Em resumo, a maioria dos motores ensaiados (65%) apresentou queda de rendimento após o reparo. No restante da amostra (35%), verificou-se aumento de rendimento, chegando até a 2% em motores de 1 cv. Das empresas selecionadas, quatro foram classificadas como boas, de acordo com a pontuação obtida no questionário previamente enviado antes da contratação. Após a apresentação dos resultados, um debate entre especialistas da área, aberto para perguntas do público, tratou das implicações e das perspectivas abertas pela pesquisa para o segmento de reparo de motores elétricos. Participaram do painel o professor doutor Rodrigo Calili, da PUC-Rio, Samira Sana, coordenadora de Eficiência Energética do MME, e Luis Henrique Oliveira, do programa PotencializEE, do Senai. 

Os três destacaram a importância da pesquisa e dos resultados obtidos para a tomada de decisão em relação a políticas públicas e para atuação junto às empresas, a fim de capacitá-las para melhorar a qualidade do serviço de reparação dos motores e impactar positivamente no seu rendimento, contribuindo assim para reduzir a perda de energia na indústria brasileira. 

Mais detalhes sobre as análises e resultados sobre as técnicas e as empresas de reparo avaliadas no estudo podem ser conferidas na gravação do webinar, disponível no canal do Cepel no Youtube (clique aqui para acessar). 

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