Pesquisador do Cepel apresenta trabalhos do Centro na área de corrosão em evento do setor de óleo e gás 

O público presente no Congresso Internacional de Corrosão, Integridade, Pintura e Revestimentos Anticorrosivos – CCIPRA 2023, realizado em dezembro, pôde conhecer mais sobre a atuação do Cepel na área. Elber Bendinelli, pesquisador do Departamento de Materiais e Mecatrônica (DMM) apresentou as principais falhas causadas por corrosão em usinas termelétricas, hidrelétricas, linhas de transmissão, subestações, entre outros, que foram analisadas pelo Centro. 

O pesquisador explicou que casos de quedas de torres de transmissão por conta da corrosão são recorrentes, o que resulta em prejuízo para as empresas transmissoras. Os casos podem ser consequência de eventos climáticos severos, erros de projeto, negligência e falta de análises frequentes.  

Para prevenir, os técnicos especificam a pintura anticorrosiva como principal técnica de proteção para revitalizar as estruturas corroídas.  Para propagar seus estudos em corrosão, o Cepel promove, anualmente, o treinamento FIPA – Fundamentos de Inspeção de Pintura Anticorrosiva, que busca capacitar os alunos nas técnicas e boas práticas baseadas nas Normas Eletrobras de Pintura Anticorrosiva.  

Durante a apresentação, Bendinelli apontou a necessidade de uma gestão na manutenção de corrosão nas instituições do setor. “É a principal ocasionadora de falhas nos ativos da matriz energética brasileira. Investimentos contínuos em tecnologias e práticas de controle de corrosão, além do foco em uma fiscalização eficaz, com inspeção e manutenção preditiva, contribui para o avanço na transição energética do país.”   

Sobre o evento 

Apoiado pela Petrobras e pelo Governo Federal, o CCIPRA 2023 reuniu profissionais e especialistas em corrosão para debater as falhas nos ativos, segmentos de pintura, revestimentos anticorrosivos, entre outros temas da área. A pesquisadora Cristina Amorim e o técnico de laboratório Marcos Sá, ambos do DMM, também representaram o Centro na ocasião.  

“O CCIPRA tem se tornado um evento tradicional para a indústria de óleo e gás. Poder apresentar as ações do Cepel e os desafios do setor elétrico na gestão da manutenção dos ativos para esse público foi excelente. Tivemos uma série de contatos que se propuseram a conhecer melhor o Cepel e nossas atividades de análise de materiais. Foi fantástico”, reforçou Bendinelli.  

SCSE 2023 

Em outubro do ano passado, o Centro promoveu o principal congresso de corrosão do setor elétrico brasileiro. A quarta edição do SCSE 2023 (Seminário de Corrosão para o Setor Elétrico) reuniu mais de 70 profissionais e especialistas da área para debater temas e tecnologias de proteção anticorrosiva, assistir às palestras e participar da feira técnica, que deu destaque para as soluções aplicáveis na manutenção dos ativos.  

Saiba mais sobre as linhas de pesquisa do Centro clicando aqui

plugins premium WordPress

Faça sua pesquisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Artigo
Sem categoria

Avaliação coletiva

Avaliação Individual não participante

Avaliação individual

Pular para o conteúdo