EnglishPortuguese
ico-desce.png

O Laboratório de Ensaios de Eficiência em Máquinas Elétricas e em Transformadores do Cepel, localizado na sua Unidade de Adrianópolis e que faz parte da RBLE (Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaios), oferece ensaios de avaliação para a determinação de rendimento e fator de potência em motores e desempenho em transformadores de potência para o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE). Atendendo a fabricantes nacionais e internacionais em motores de indução e transformadores de potência. Os experimentos realizados podem ser conforme normas NBR, IEC, ANSI e regulamentos do INMETRO. 

Possui grande infraestrutura de equipamentos composta de uma subestação com 4 fontes variáveis de 50kVA a 970kVA, inversores de frequências, controladores lógicos programáveis (CLP`s) e entre outros.  A área de laboratório, totalmente fechada e sem climatização, é composta por seis bancadas de ensaios de motores de 0,12kW até 185kW, e três bancadas para ensaios em transformadores de distribuição com capacidade de até 300kVA. Consiste de sistemas de medição composto por analisadores de potência, sistema de medição de temperatura, torque, velocidade e Pontes de Kelvin. Vale ressaltar que todos os sistemas de medição têm alta precisão e são calibrados com rastreabilidade com selo RBC.

Imagem2

Figuras 1 e 2 – Fonte variável trifásica de 970kVA e o inversor de frequência do freio dinamométrico de 570kW 

Figura 3 – Tela do ensaio de elevação de temperatura em motor trifásico no (SAD) sistemas de automação de aquisição de dados do laboratório de motores. 

O grande diferencial do nosso laboratório é o fato dele dispor de sistema de automação de aquisição de dados do laboratório de motores (SAD), o qual é compreendido por um conjunto de rotinas de ensaios baseado em normas nacionais e internacionais aplicados nos equipamentos como motores elétricos de indução monofásicos e trifásicos, transformadores de potência e inversores de frequência. No SAD existe uma grande estrutura de programação desenvolvida que interage através de protocolos de comunicação com os instrumentos de medição e equipamentos possibilitando que o ensaio seja todo automático, conforme pode ser vista na imagem acima. Todas as grandezas medidas através dos instrumentos de medição serão armazenadas no banco de dados SILAB (Sistema de Laboratórios do Cepel) após a realização dos testes experimentais.  

Atualmente, o Laboratório de Ensaios de Eficiência em Máquinas Elétricas e em Transformadores vem trabalhando na ampliação de sua capacidade em termos de potência, com o intuito de atender as exigências de novas faixas de capacidade de equipamentos previstas na Portaria interministerial no 001/2017, assim como a expansão dos critérios atualmente em vigor do Selo PROCEL – Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica. Com isso, o país passará a contar com um laboratório plenamente capacitado para realizar ensaios relacionados aos Requisitos de Avaliação da Conformidade (RAC) para Motores Elétricos de Indução Trifásicos Rotor Gaiola de Esquilo com capacidade de potência até 370kW.  

Palavras-Chave:  

eficiência, ensaios, serviços, motores, transformadores, potência

Faça sua pesquisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Filter by Categories
Sem categoria

Avaliação coletiva

Avaliação Individual não participante

Avaliação individual

Skip to content